quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Gráfico 2 do xale

Agora vou colocar o gráfico 2, e ele tem que ser repetido para formar o xale.

Neste final de semana, não estarei em casa, portanto, se eu não conseguir tirar as dúvidas até sexta-feira, não se preocupem que segunda-feira eu respondo aos comentários.
Agora comece o gráfico 2, repetindo sempre da carreira 23 até a 32 para formar as folhinhas.
A dica aqui é fazer com calma para não errar os pontos.
Se errar, desmanche a carreira e comece novamente.
Muito cuidado com as laçadas, pois elas podem se desmanchar quando vai fazer no avesso, e aí não vai bater os pontos.
As carreiras tem que ser seguidas atentamente, e quando diz repetir 2 vezes, isto na primeira vez que estiver fazendo, pois na segunda vez, já vai ter que fazer 3 vezes, na terceira vez, 4 vezes, e assim por diante.

Dúvidas deixem comentários que respondo no próprio post.
Estou achando todas muito quietinhas, então entendo que está tudo certo.

Bom tricô !!! Happy Knit!!!

Aqui vou explicar o gráfico e como exemplo peguei a carreira 23:

Carreira 23:

3 meia, * laçada, 2 juntos em meia, laçada, 1 meia, laçada, [tira 1 ponto sem fazer em meia, 1 meia, arremata, 7 meia, 2 juntos em meia, laçada, 1 meia, laçada] repetir entre colchete 2 vezes, tira 1 ponto sem fazer em meia, 1 meia, arremata, laçada* 1 meia ( ponto central), repetir * para *, 3 meia ( 69 pontos)

  • pink: begin shawl here
  • verde:Begin second half of shawl, here
  • preto entre colchetes: 12 stitch repeat
  • azul: quadradinhos antes do x
  • vermelho: x (ponto meia) ponto do meio do trabalho
  • amarelo: 3 últimos pontos que são feitos em meia

quando diz:

repetir *para * = repetir desde onde está em verde até a parte azul onde termina o asterisco *

Observe que sempre tem laçada depois dos 3 meia, antes e depois do ponto central e antes dos 3 últimos pontos.

Clique na imagem para pegar em tamanho maior.
As legendas continuam as mesmas do gráfico anterior

Carreira 23: 3 meia, * laçada, 2 juntos em meia, laçada, 1 meia, laçada, [tira 1 ponto sem fazer em meia, 1 meia, arremata, 7 meia, 2 juntos em meia, laçada, 1 meia, laçada] repetir entre colchete 2 vezes, tira 1 ponto sem fazer em meia, 1 meia, arremata, laçada* 1 meia ( ponto central), repetir * para *, 3 meia ( 69 pontos)
Carreira 24 e todas as pares: 3 meia, tricô até os 3 últimos pontos, 3 meia
Carreira 25: 3 meia, * laçada, 2 juntos em meia, 1 meia, laçada, 1 meia, laçada, [1 meia, tira 1 ponto sem fazer em meia, 1 meia, arremata , 5 meia, 2 juntos em meia, 1 meia, laçada, 1 meia, laçada] repetir 2 vezes entre colchete, 1 meia, tira 1 ponto sem fazer em meia, 1 meia, arremata, laçada*, 1 meia, repetir * para *, 3 meia (73 pontos)
Carreira 27: 3 meia, *laçada, 2 juntos em meia, 2 meia, laçada, 1 meia, laçada, [2 meia, tira 1 ponto sem fazer em meia, 1 meia, arremata , 3 meia, 2 juntos em meia, 2 meia, laçada, 1 meia, laçada]repetir 2 vezes, 2 meia, tira 1 ponto sem fazer em meia, 1 meia, arremata, laçada*, 1 meia, repetir * para *, 3 meia (77 pontos)
Carreira 29: 3 meia, *laçada, 2 juntos em meia, 3 meia, laçada, 1 meia, laçada, [ 3 meia, tira 1 ponto sem fazer em meia, 1 meia, arremata , 1 meia, 2 juntos em meia, 3 meia, laçada, 1 meia, laçada] repetir 2 vezes, 3 meia, tira 1 ponto sem fazer em meia, 1 meia, arremata , laçada*, 1 meia, repetir * para *, 3 meia (81 pontos)
Carreira 31: 3 meia, * laçada, 6 meia, laçada, 1 meia, laçada, [4 meia, tira 1 sem fazer, 2 juntos em meia, arremata, 4 meia, laçada, 1 meia, laçada] repetir 2 vezes, 6 meia, laçada*, 1 meia, repetir * para *, 3 meia (89 pontos)
Carreira 32: 3 meia, tricô até os 3 últimos pontos, 3 meia
**
Repita 12 vezes da carreira 23 a 32, ou até quando chegar ao tamanho que vc deseja.

Aqui termina o gráfico 2, faltando apenas a parte final do xale.

33 comentários:

Berê sempre Berê!! disse...

Sandra tbmm prefiro receita escrita,nao sou muito amiga do grafico de trico nao,por isso amiga obrigado pela receita escrita tbm,to amando tricotar este xale.Que cm da agulha eu preciso?60 ou 80cm?

Anônimo disse...

Oi,Sandra!Que legal,agora voce coloriu algumas partes das instruções...bom,ainda não comecei,porque preciso imprimir as instruções pra poder carregar comigo pra tudo quanto é lado...,vou fazer com a lã confeti da cisne,que peguei na promoção e agulhas...5.o computador andou tendo problemas com virus,por isso vou garantir no papel mesmo,mas bom final de semana pra voce e até a semana que vem´!Bjs,Tânia.

Aily disse...

Não sei como lhe agradecer por vc compartilhar esta receita. Estou encantada! Aonde moro não consigo as lãs que vc usou. Vc acha que posso usar a sedificada? Aguardo sua resposta. Mais uma vez, muito obrigada, mesmo. Grande abraço. Que Deus continue te abençoando. Aily

Anônimo disse...

Oi,Sandra,sabe que agora pouco(tá meio corrido,por aqui,chuva,frio,gripe suina,aqui no sul,primeiro dia de sol que aparece,tem que aproveitar para por as roupas da familia em dia!:)e sem impressora...fico namorando as instruções...mas sabe que já entendi a primeira parte?Acho que foi o sol que iluminou meu cerebro :D,só não possso ficar fazendo trico na frente do computador por causa da bursite e dos demais"usuarios",preciso de sossego e concentração,até pegar o ritmo do ponto pra um dia,quem sabe, fazer que nem voce:de olhos fechados...:)Bjs!Tô animada e esperançosa!

Sandra - Tricoemaistrico disse...

Aily, quanto a sedificada tenho minhas dúvidas, mas se não achar outra, exemplo a flash, faça com a que tiver ok.

Bere, quanto maior os centímetros melhor.

beijos

Anônimo disse...

Noooossa Sandra! Alem de tricotar super bem, cada dia melhor, pelo tempo que trico, coisa de cair o queixo, to segurando o meu, hehe.
Ainda tem um coracao enorme, divindo receitas e ainda traduzindo.Tb vou tentar fazer esse xale!
E sabe de uma coisa,vc alem se ensinar o xale,vai dar um empurranzinho pra muita gente perder o medo de traduzir... porque tem muita gente que quer aprender...eu comecei com o xale de coracao, que ainda nao terminei (tenho 3 filhos pequenos!)
Vai ser bom pra comparar os termos e ir memorizando...
Ah! Meu nome e Simone e moro aqui no Japao
Abracos! E bons tricos!

Novelos e meadas disse...

Olá Sandra!
Para fazer esta maravilha, que é este xaile, será que me pode informar quanta lã preciso comprar para trabalhar com agulhas 3,5 ou 4?
Desde já obrigada!
Bjs

disse...

Nossa Sandra, que trabalho mais meticuloso vc está fazendo com essas postagens... estou só aqui admirando:))
bjinhos

Janice disse...

Oi querida Sandra,a lã e as agulhas já estão escolhidas,porém ainda não comecei,tenho que terminar uma mantinha e um casaco que estou tricotando para minzinho.
Pelo o que estou lendo da receita está tão bem explicada,que por enquanto não apareceu nenhuma dúvida,vamos ver quando começar a tricotar.

Muito obrigada,
Bjus ,Janice.

Sandra - Tricoemaistrico disse...

Ju, acredito que 200gr dê.
Beijos

Marlene disse...

Sandra bom dia,
Finalmente depois de desmanchar "trocentas" vezes consegui concluir a primeira parte e estou maravilhada, pois nunca me aventurei em nada parecido. Muito obrigada pela atenção e um super beijo.
Marlene

Anônimo disse...

Oi,Sandra!Já imprimi as instruções(8 folhas!)Vou começar hoje,enquanto assisto,(acompanho,por causa do trico!)a novela das seis...vou dar o nome de 'paraiso" pro meu xale...:D!Bjs,Até!Tânia.

Heleny disse...

Oi, Sandra!
Terminei a primeira parte \o/
só que estou fazendo com agulha retas
será que tem problema?
bjs ♥

Sandra - Tricoemaistrico disse...

Heleny vai ficar esprimidinho, principalmente se o fio for grosso, mas acho que dá, e tem outra tricoteira fazendo com agulhas retas também.
beijos e bom tricô

Heleny disse...

Obrigada pela resposta Sandra,
estou fazendo com a lã Bruma, agulhas número 4, cor rosa claro, está ficando lindoooo...
quero presentear minha mãe, ela adora essa cor
Muitissímo obrigada pela ajuda, parabéns pela didática,
está tudo muito bem explicado

Você já pode me dar boas vindas ao mundo Maravilhoso dos Laces rsrs
estou adorando o resultado

beijos ♥

Berê sempre Berê!! disse...

Com esse capricho na receita com a explicaçao bem detalhadinha,quem tem dúvidas?apenas algumas muito pequenas.Vc ta bombando heinn amiga é,que coração o dom de saber compartilhar teu conhecimento sem um tiquinho de egoísmo,por isso que sou apaixonada pelos teus trabalhos e pela pessoa que vc tem sido com cada uma de nós.Bjokaa no coraçao que é graaande!!!

Berê sempre Berê!! disse...

Com certeza vais ser recompensada,porque é dando que se recebe e com certeza vais receber.Já coloquei em meu coração,quando for aqui no País visinho Argentina,vou comprar Lã pra teus xales e te mandar no Natal.

Maria da Luz disse...

Sandra ,ontem depois de desmanchar tres vezes o meu começo, terminei ,hoje começo as repetiçoes.Quando vc diz nas intruçoes prá repetir 2 vezes o que esta entre colchetes,quer dizer que repito 2 vezes essas instruçoes ai continuo seguindo normalmnte,espero que vc tenha entendido minha pergunta.Estamos todas meio quietinhas é pq vc exolica tão bem ,que deixa margm prá pouquissimas dúvidas,beijos

Sandra - Tricoemaistrico disse...

Maria da Luz, é a parte mais difícil esta mesmo. Olha, se não entender pergunte de novo ok.
Assim: comece como manda a carreira, chegando no colchete vc faz até chegar no fechamento dele, daí começa de novo na abertura do colchete até o fechamento e assim vai até chegar perto do ponto central´, aí vc começa o que tá fora(depois) do colchete, depois faz o meia do ponto central, e começa desde o comecinho da carreira, onde começa o asterisco.

Se não entendeu pergunte ok, esta parte é a mais complicada.
beijos

Maria da Luz disse...

Sandra,obrigado pela explicação ,agora entendi.Obrigado pela gentileza....beijos

ELVIRA SILVA ARTESÃ disse...

OI SANDRA!!depois do seu incentivo peguei as agulhas ecomecei ...empaquei na terceira carreira;vc fala (arremate)eu conheço como mate simples;fora isso foi tranquilo.na parte dois,comecei a primeira carreira,errei na parte do colchetes ai eu deixei de lado.eu estava estressada,tinha que terminar um casaco encantado...terminei.amanhã eu recomeço o meu (Xaile).tá tão bem explicadinho que não tem maiores duvidas.vc é a anja das tricoteiras!!!bjs

Eliane disse...

Sandra, eu já estou anciosa pra ver fazer a última parte do xale.Nunca vi uma receita tão bem explicada como a sua e não tive problemas nenhum,tanto que já terminei a 3 dias e estou esperando o desfecho.Quando ele estiver prontinho,vou lhe enviar a foto.
Beijos e obrigada novamente!

Sandra - Tricoemaistrico disse...

Eliane hoje mesmo vou traduzir a parte final do xale e postar. Fico muuuuuito feliz que já tenha terminado. Acho que vc foi a primeira!!! Parabéns.
Beijos

renata disse...

Sandra amoocê!!!Um dia espero ter coragem e até lá,tbém quero ter capacidade para fazer um xale como este.Obrigado por compartilhar!!!Bjs, que Deus lhe abençoe muito!Renata T.Araújo.

VER' ART disse...

Sandra você está de parabens,pois só você está me dando a alegria de tricotar este xale maravilhoso, e tão bem explicado. Eu fiz com a lã brilho e ag.reta 4. Estou muito feliz, um grande abraço Vera

Eliane disse...

Sandra espero terminar ainda esta semana e te mando a foto com certeza.
Eba que estou sendo a primeira.
Amei fazer este xale,espero que tenha mais idéias como estas.rsrsrs
Beijos querida!

Anônimo disse...

Sandra muito obrigada por compartilhar conosco como fazer este xale lindo!!! Até hoje só tricotei meias e cachecois e acho que estou me saindo bem no xale graças as suas explicações...Eu cheguei na carreira 32 da segunda parte do xale,aí recomeçei repetinto a carreira 23, só que quando fui fazer a 24 sobrou alguns pontos na carreira, acho que foi na parte do colchete,minha duvida é se nesta carreira tenho que repetir 3 vezes o que esta entre colchete. Obrigada!!! bjos, Tati

Sandra - Tricoemaistrico disse...

Tati, vc tem que repetir o que está no colchete até chegar perto do meio, daí faz o que está fora do colchete, depois o meia central, e começa desde o asterisco * e assim vai.
cada nova repetição dos pontos vc automaticamente vai ter que repetir mais vezes o que está entre os colchetes.
Se não entendeu me fale ok.
beijos

Anônimo disse...

Sandra, consegui!!! Obrigada pela explicaçao...ja estou na 4 repetiçao do grafico2!!!! Bjos, Tati

Lílian Alves de Oliveira disse...

Oi, Sandra!
Muito obrigada pela tradução do xale, eu sei inglês, mas eu nunca consegui fazer um xale nem seguindo as instruções e nem os gráficos (nem em pt nem em ingl)... Deve ser algum tipo de bloqueio "xalesco"... Hahaha!!!
Bom eu meio que empaquei nas carreiras 25 e 27. Tah sobrando 1 ponto no final...
O q acontece: sigo o gráfico e as instruções da seguinte forma 3m, *início, []x2, 1m (ou 2m), final*, 1m(central), rep**, -- aqui deveriam sobrar 3 m, está sobrando 4, mas a contagem de pts finais está dando certo (73 e 77)??? Vc tem idéia do q pode ter acontecido??? De qq forma vou desmanchar pra carreira 24 ou 23 de novo, pra ver se dá certo dessa vez.
Bjks, Lily.

Sandra - Tricoemaistrico disse...

Lily, o melhor é demanchar, porque mesmo que esteja dando certo o total de pontos, e no final sobram 4, com certeza, em algum lugar ficou com 1 ponto a menos.
Siga direitinho como estão as carreiras que dará certo.
Qualquer dúvida diga ok.
beijos

LETRICOT disse...

Ola Sandra ficou linda a flor,mas fiquei com saudades do moraguinho.
boa semana beijos.

Maria disse...

Oie Sandra.
Estou fazendo o xale (kiri) com linha anne. Você acha que da certo?.Por que se não der certo desmancho e faço com lã.Ah!e muitissimo obrigada.
Bjos