segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Inicio do xale

Vamos começar o maravilhoso Kiri Shawl.
Qualquer dúvida vão deixando comentário no post em questão. Responderei o comentário no próprio post.
Uma dica legal é ler a receita quantas vezes for necessário para poder entender.
Instruções:

Monte 3 pontos.
Deixe uma sobra de uns 10 cm para depois fazer o acabamento no começo.
Faça 14 carreiras em meia. Para não se perder, use o contador de carreiras, principalmente quando estiver seguindo gráfico.
Pegue 7 pontos ao longo do trabalho e no fim monte mais 3 pontos. Total de 13 pontos (3 do ínicio, 7 pegos ao longo do trabalho, 3 pontos no final)
Volte o trabalho, 3 meia, 7 tricô, 3 meia

Comece o gráfico 1
Não esqueça: sempre no avesso fazer 3 meia, tricô até os 3 últimos pontos, 3 meia

Abaixo, notas em inglês que aparecem no gráfico, então estudem atentamente para entender o gráfico:

Begin shawl here – começo do xale aqui (os 3 primeiros quadradinhos serão sempre 3 meia no avesso e no direito)
Begin second half of shawl, here – repetição do xale começa aqui ( significa que depois do quadradinho com X, começa novamente deste ponto para o outro lado do xale)
Center stitch
– ponto central ( significa que depois deste ponto começa de novo a repetição do xale onde está escrito “begin second half of shawl here”).

Videos de pontos

\ skp - tira 1 sem fazer, 1 meia, arremata - veja aqui

/\ sk2p - este, é igual ao de cima, com a diferença que depois de tirar o ponto sem fazer, vc fará 2 meia juntos, e arremata

0 yo (yarn over) - laçada - veja aqui.

Quem quiser pode pegar o gráfico da receita original que está em tamanho maior.

Agora as instruções escritas do gráfico 1 para quem tem dificuldades de segui-lo. Eu prefiro a forma escrita, aí vai do gosto de cada um.

Carreira 1: 3 meia, *laçada, 3 meia, laçada*, 1 meia, repete * para *, 3 meia ( 17 pontos no total)
Carreira 2 e todas do avesso: 3 meia, tricô até os 3 últimos pontos e 3 meia.
Carreira 3: 3 meia, *laçada, 2 juntos em meia, laçada, 1 meia, laçada, tira 1 sem fazer em meia, 1 meia, arremata, laçada*, 1 meia, repete * para *, 3 meia (21 pontos)
Carreira 4: igual a carreira 2
Carreira 5: 3 meia, * laçada, 2 juntos em meia, 1 meia, laçada, 1 meia, laçada, 1 meia, tira 1 ponto sem fazer em meia, 1 meia, arremata, laçada*, 1 meia, repete * para *, 3 meia (25 pontos)
Carreira 6: igual a carreira 2
Carreira 7: 3 meia, * laçada, 2 juntos em meia, 2 meia, laçada, 1 meia, laçada, 2 meia, tira 1 ponto sem fazer em meia, 1 meia, arremata, laçada*, 1 meia, repete * para *, 3 meia ( 29 pontos) Carreira 8: igual a carreira 2
Carreira 9: 3 meia, * laçada, 2 juntos em meia, 3 meia, laçada, 1 meia, laçada, 3 meia, tira 1 ponto sem fazer em meia, 1 meia, arremata, laçada*, 1 meia, repete * para *, 3 meia (33 pontos)
Carreira 10: igual a carreira 2
Carreira 11: 3 meia, * laçada, 6 meia, laçada, 1 meia, laçada, 6 meia, laçada* 1 meia, repete * para *, 3 meia (41 pontos)
Carreira 12: igual a carreira 2
Carreira 13: 3 meia, *laçada, 2 juntos em meia, laçada, 1 meia, laçada, tira 1 ponto sem fazer em meia, 1 meia, arremata, 7 meia, 2 juntos em meia, laçada, 1 meia, laçada, tira 1 ponto sem fazer em meia, 1 meia, arremata, laçada*, 1 meia, repete * para *, 3 meia (45 pontos)
Carreira 14: igual a carreira 2
Carreira 15: 3 meia, * laçada, 2 juntos em meia, 1 meia, laçada, 1 meia, laçada, 1 meia, tira 1 ponto sem fazer em meia, 1 meia, arremata, 5 meia, 2 juntos em meia, 1 meia, laçada, 1 meia, laçada, 1 meia, tira 1 ponto sem fazer em meia, 1 meia, arremata, laçada*, 1 meia, repete * para *, 3 meia (49 pontos)
Carreira 16: igual a carreira 2
Carreira 17: 3 meia, *laçada, 2 juntos em meia, 2 meia, laçada, 1 meia, laçada, 2 meia, tira 1 ponto sem fazer em meia, 1 meia, arremata, 3 meia, 2 juntos em meia, 2 meia, laçada, 1 meia, laçada, 2 meia, tira 1 ponto sem fazer em meia, 1 meia, arremata, laçada*, 1 meia, repete * para *, 3 meia (53 pontos)
Carreira 18: igual a carreira 2
Carreira 19: 3 meia, * laçada, 2 juntos em meia, 3 meia, laçada, 1 meia, laçada, 3 meia, tira 1 ponto sem fazer em meia, 1 meia, arremata, 1 meia, 2 juntos em meia, 3 meia, laçada, 1 meia, laçada, 3 meia, tira 1 ponto sem fazer em meia, 1 meia, arremata, laçada*, 1 meia, repete * para *, 3 meia ( 57 pontos)
Carreira 20: igual a carreira 2
Carreira 21: 3 meia, *laçada, 6 meia, laçada, 1 meia, laçada, 4 meia, tira 1 ponto sem fazer em meia, 2 juntos em meia ( aqui não é 1 meia e sim 2 juntos em meia), arremata, 4 meia, laçada, 1 meia, laçada, 6 meia, laçada,*, 1 meia, repete * para *, 3 meia (65 pontos)
Carreira 22: igual a carreira 2

E aqui finalizamos o gráfico 1.

58 comentários:

Anônimo disse...

Nossa...será que vou sobreviver?!:)Precisarei de um mapa(brincadeira!)parece que estou olhando e decifrando aqueles hieróglifos,tipo geólogo...menina,como voce tricota bem,hein,bom diante de todas essas explicaçôes,ei de conseguir...mas,Sandra,muito obrigada viu,por enquanto,tenho certeza que essa receita terá muito seguidores,e eu na 'lanterna".:D,bjs,Tânia.

Anônimo disse...

...que vergonha de perguntar...mas:onde é "laçada",eu trabalho a laçada,ou deixo "cair' na proxima carreira?A ultima vez que tentei trabalhar com laçada,saiu uns 'buracos' que não tinha nada a ver com os"desenhos geométricos"da receita...:D,obrigado,Tânia.Nem vou dar tchau,porque pelo jeito vou ter mais duvidas e perguntar mais vezes...:)

Janice disse...

OI querida Sandra,muito,muito obrigada,explicações perfeitas.
Bjus,Janice.

Berê sempre Berê!! disse...

Aaaamigaaaaaaaaaaa,
que presentão heinn,nossa fiquei igual criança quando ganha pirulito,uauuu...vou correndo fazer o meu,que surpresa maravilhosa Sandra,bjooo amiga vou por a mão na massa,opsss nas agulhas heheheh
Vc é demais!!!puxa saquismo?não!é alegria mesmo kkkkkk

Berê sempre Berê!! disse...

Sandra que lã e agulhas vc me sujere para tricotar este shawl...eu tava fazendo a traduçao dele ja a alguns dias...que alivio amiga,saber que voce fez este mimo pra nós.

Sandra - Tricoemaistrico disse...

Tânia, no lado direito vai ser feita as laçadas, e quando vc virar o trabalho para tricotar as carreiras pares, ou seja do avesso do trabalho, vc vai tricotar estas laçadas em tricô, não deixe cair não. É para formar um buraquinho sim ok.
Qualquer dúvida fale, pois quero que todas entendam e consigam fazer este xale ok.
beijos

Luciana disse...

Jesuuuuussssss que maravilhaaaaaaa essa moça!!! Dá uma conferida aí no Céu, que com certeza um anjo caiu e tá aqui na internet agora...rsrsrs
De verdade, eu nunca tentei - mas tbm nunca tinha entendido nadica desse negócio do começo, mas agoraaaa com essa UltraMegaBlaster explicação até quem tem duas mãos esquerdas consegue fazer!!!!
E eu que vim aqui pra te avisar que tem um selinho pra vc no meu blog... vou correndo providenciar as agulhas e a lã...
Bjksssss

Adriana disse...

Sandra só vc mesmo , imagino que como eu e todas donas de casa tem suas tarefas e ainda assim arruma um jeitinho pra ajudar tanta gente, eu inclusive rssss.
Amei o post querida.
Fique com Deus e tenha uma linda semana.
Beijos.

Luciana disse...

Menina... vi que vc sugere o Kalu...olha, parece estranho mas hoje de manhã, enquanto esperava meu filho sair da aula, passei na lojinha e Kalu só em cores berrantes... laranjão, amarelão, vermelho tomate, um azul de macacão de borracheiro... e agora to aqui me mordendo de vontade... tenho em casa 3novelos de um fio beeeem antigo...pinguin Confort creme beeem clarinho... sobrou de um casaco que fiz antes de casar(foi ontem, há 15 anos atrás ohohoho) e pede agulha 4 e 5 ... me dá uma idéia? eu diria que me parece pouco mais fino que o família... será que dá?
Bjkssssssss

Sandra - Tricoemaistrico disse...

Luciana acho que eu usaria este fio sim!!! Deve ser um fio maravilhoso, de 15 anos atrás!!! Eu usaria agulha 4,5mm e 5mm para arrematar.
Beijos

ELENA disse...

Sandraaaaaaaa!!! estou apavorada !!ou aparvalhada ?? sei la !!!BJU!

.•“♥“•.¸ Helena .•“♥“•.¸ disse...

ola
boa noite
passando rapidinho
vou acompanhar seu pap
um abraço

Denise disse...

Parabéns Sandra, por essa brilhante iniciativa. :))
Se não compartilharmos o que sabemos,de que adianta o saber não é mesmo ???????
Também vou tricotar um kiri shawl..yebbbbbbbaaaaaaaaaaaaaa !!!
beijos

disse...

Que idéia mais bacana!! E que bem feito está esse AP!! Meus parabéns:))
bjinhos

Sandra - Tricoemaistrico disse...

Kátia tentei detalhar ao máximo este começo, pois sei que é bem complicado para entender.
Fiquei feliz por vc ter dado sua opinião.
beijos

PELA VIDA NA ARTE disse...

Parbéns Sandra pela iniciativa, é disto que todas nós precisamos; de uma pessoa amiga, compreensiva e que não tem medo nem receio de dividir o que sabe; qdo minha montou este blog para mim foi para que eu tivesse alguma companhia nem que fosse pela internet, e, para minha surpresa encontrei muita gente amiga e prestativa e....que bom poder não se sentir mais tão só, e ainda poder fazer amizdade... nem que seja pela internet.Obrigada.Parabéns! esta tudo muito lindo como sempre.
Beijos.
Edna.

ELVIRA SILVA ARTESÃ disse...

e eu to nessa!!!!eesta tão bem detalhado que eu acho que consigo apesar de fazer peças mais simples.me encantei com esses (xailes)ate mais!!!!!bjs

Maria da Luz disse...

Estou maravilhada!!!Sai pra comprar a lã e quando voltei cá estava o PAP.Estou vigiando seu blog desde cedo.Alias todos os dias dou uma passadinha por aqui.Parabéns e muito obrigado vc é o máximo!!!!!

Andréa disse...

Eu não tô acreditando que vc fez isso!!
Ensinou direitinho a burrilda aqui a começar o xale!!!!
Era esse começo que eu não conseguia entender Sandra.
Muito obrigada,de coração.
Vc é o máximo.
Beijão

cafofo da monica disse...

OI,SANDRA!
ESTOU INICIANDO NO TRICÔ,E PROCURANDO AJUDA EM BLOGS DE TRICÔ,ENCONTREI VOCÊ E ESTOU MARAVILHADA COM SEUS TRABALHOS.
ESTOU LOUCA PRA FAZER O PAP,CREIO QUE ENTENDI TUDINHO,DIGO ISTO POR SER INICIANTE,O PAP ESTA TÃO BEM EXPLICADO QUE ESTOU COM OS DEDOS COÇANDO PARA FAZER JUNTO COM VOCÊ.
MAS JÁ APARECEU A PRIMEIRA DUVIDA,
QUAL LÃ E AGULHA DEVO USAR?
QUERIA TAMBÉM AGRADECE-LA PELA GENEROSIDADE EM NOS ENSINAR. DISPONDO DO SEU TEMPO,VAI AJUDAR MUITAS PESSOAS QUE ESTÃO COMEÇANDO COMO EU NESTA ARTE MARAVILHOSA QUE É O TRICÔ.
VI QUE RESPONDE A MUITAS PERGUNTAS AQUI MESMO,ENTÃO NÃO SEI SE DEIXO O ENDEREÇO DO MEU BLOG OU SE VOLTO.
hehehehe.... COMPLICADINHA EU NÉ!E COMO FALO NOSSA....
MEU BLOG É O www.cafofodamonica.blogspot.com
VOU FICAR MUITO FELIZ SE ME FIZER UMA VISITA.
BEIJOS NO CORAÇÃO,
MÔNICA BEATRIZ.

Berê sempre Berê!! disse...

Sandra as 14 car.sao em meia dos dois lados?ou so de um,sendo trico do outro?vc acha que a Noblesse é boa pra este xale?é pq tenho alguns novelos dela...

Eliz Tricotando disse...

Estou absurdamente espantada com seu talento para dar aula. E mais ainda com sua presteza, carinho e cuidado. Explicado assim quem sabe me atrevo a fazer? Estou postando somente para agradecer muito sua iniciativa, não é todo mundo que é tão gentil e dedicado. Parabéns pelo belo gesto e, quem sabe eu tento?

Sandra - Tricoemaistrico disse...

Elvira, Eliz, e todas que estão com receio de fazer, tentem, se eu consegui, todas vcs conseguem. Vão tirando as dúvidas aqui, e se passarem desta primeira fase, a outra é moleza.

Mônica vc pode usar qualquer fio que queira, para fazer o verde eu usei o safira que é grosso, e agora vou usar o kalú, mas pode ser fio de bebê, ou premium, ou flash... depende se quer ele mais fininho ou mais grosso, daí a agulha vc escolhe conforme a indicação no rótulo do fio.

Berê, as 14 carreiras com 3 pontos na agulha são todas em meia.
O noblesse é maravilhoso, vai ficar lindo.

Agradeço muito os comentários carinhosos.
Dá impressão de ser complicado porque coloquei muita informação, mas ao passo que vai fazendo, as dúvidas vão sendo sanadas.
Bom tricô a todas e mandem as dúvidas.
Logo passo o 2º gráfico e mais fotos mostrando como fica após terminar o 1º gráfico.

Berê sempre Berê!! disse...

Oi sandra,obrigado pela explicaçao,mas fiz exatamente assim,lembrei que vc faz o inverso de mim,que vou direto pro cordao de trico,mas ja peguei o jeito,só tem um probleminha,com filhos chamando mãaaeee o tempo todo nao vira,aafff...entao iniciei e deixei de lado,fiz o seguinte ajeitei o Ap...a noite o que faço normalmente pela manha,assim posso aproveitar o silencio da manha com as crianças na escola,pra nao errar tem que ser em total concentraçao rsrs

Novelos e meadas disse...

Olá Sandra!
Obrigada por partilhar todo o seu saber! A minha dificuldade reside precisamente, nestes esquemas em inglês que são complicados, mas agora vou ter de experimentar um destes maravilhosos xailes!
Bjs

Mag Artes disse...

marvilhosa, obrigada por atender com tanto carinho os pedidos, vou começar a fazer.....

beijos grandes e enormes........

Eliana disse...

Que tutorial bem feito Sandra! Parabéns pela sua iniciativa em motivar as tricoteiras a fazer belos trabalhos como vc! Bjs.

Judy disse...

Quem sabe, sabe!
Parabéns Sandra pela iniciativa tão generosa!
Eu estou doida para começar, vamos ver se encontro tempo... minha vontade é ficar aqui grudadinha na tela para acompanhar tudinho...
Eu nunca que iria conseguir fazer este começo...
Mais uma vez obrigada.

Um forte abraço,

Judy

Larissa Nascimento disse...

Sandra parabéns pela iniciativa, eu agora não estou podendo fazer este xale mas assim que puder vou fazê-lo seguindo as suas instruções, vc é demais... um abraço!

Eliane disse...

Sandra, estou sem palavras pra descrever o que vi aqui !
Acho esta idéia fantástica e vc está de parabéns pela iniciativa porque pessoas como eu,que não sabem inglês e estão iniciando no lace,terão oportunidade única de fazer algum tão lindo e maravilhoso.
Deus abençõe vc por está iniciativa e que possa incentivar outras também.
Que suas mãos sejam sempre abençoadas e que vc seja próspera em tudo o que fizer.
E vou fazer este xale também,rsrsrs
Vou comprar as lãs e começar.
Beijos mil querida!!!

MARIA DA GRAÇA disse...

BOM DIA SANDRA
AGORA ACHO QUE CONSEGUIREI TRICOTAR O XALE ESTAVA MEIO TRISTE POR NÃO HAVER CONS FAZER ,MAS HOJE VI A RECEITA VOU TENTAR .OBRIGADA PELA SUA GENEROZIDADE .BEIJOS
GRAÇA C GODOY

Fernanda disse...

Sandra, querida!
Você é generosa, maravilhosa, obrigada!
Não vejo a hora de conseguir um tempinho pra começar!

Será que posso fazer o com fio Desejo? Tenho um novelo de Safira, acho que poder ser com ele também, né?

beijos

Valeria Paranhos disse...

Aiiii.. estava anciosaaaa esperando pela receita. Agora é "mãos a obra". Obrigada por esse presente que vc deu para nós. Bjs.

Sandra - Tricoemaistrico disse...

Fernanda pode sim, mas veja, 1 novelo acho que é pouco, a não ser que faça ele bem pequenino.
Eu vou fazer um mini para o pescoço.
beijos

Blog Vovó Kaká disse...

Nossa que xale lindo!Obrigada pela receita



visite meu blog(ainda com poucas postagens) http://blogvovokaka.blogspot.com/

Luciana disse...

com explicações assim, com certeza vou conseguir. alias, todas nos vamo. muuuuuito obrigada, adorei a ideia, e já vou começar o meu.
bjs
Luciana

Anônimo disse...

Olá Sandra,
Não podia apresentar Pap do começo do xaile mais explicito !
A Sandra é o máximo em tudo que faz!
Muito obg. por repartir .
Bjsss,marianela

Eliane disse...

Já estou anciosa pela próxima etapa.
To com vc!!!
E estou adorando o resultado!
Beijos!!!

Tricô da Minie disse...

Oi Sandra!
Visitei o blog da Berê e ela me deixou um recadinho que me deixou com a pulga atrás da orelha. Como lhe falei, aqui na cidade não tem agulhas circular no momento. Vc acha que consigo realizar este xale com agulhas comuns retas de 01 ponta?Aguardo seu retorno para decidir se começo o xale ou não.
Bjs, bom domingo!

Sandra - Tricoemaistrico disse...

Minie, acredito que consegue sim, principalmente ser escolher um fio fininho. Mais 2 meninas farão com agulhas retas. Acho que dá sim.
beijos

SôniafQueiróz disse...

[b][i]Obrigada Sandra!!!
Eu me apaixonei por esse xale assim que o ví,
e me entristeci assim que ví a receita, pôxa não era em portugues.
Por isso agradeço o seu carinho.
Só que me passou despercebida uma informção: Há um fio específico para a confecção desse xale?
Bjos.
Deus te abençoe!!!

Sandra - Tricoemaistrico disse...

Sônia, vc pode fazer com o fio que desejar. Eu já fiz com fio grosso e ele aquece bastante, mas se quiser fazer com fio mais fino fica legal também.
Estou fazendo com o fio Kalú.
beijos

Maria disse...

Sandra.
obrigada por compartilhar a receita.
Gostaria de saber se fica bom com a linha anne
obrigada.
Maria

Sandra - Tricoemaistrico disse...

Maria nenhuma das meninas usou fio de algodão, então não sei dizer.
Mas tente o comecinho quem sabe fica legal!
beijos

Vilmary disse...

Oi Sandra!!!!
Quero te agradecer pela receita fantástica e super detalhada, eu que sou iniciante já consegui fazer a primeira parte, estou mega feliz rsrsr, vou postar a foto na comunidade do orkut, para que elas se animem a fazer.
Muito obrigada , que Deus te ilumine sempre
Vilmary

Marcia disse...

Sandra, eu faço parte do Crazy, um grupo de tricoteiras arteiras e masters, que tricotam maravilhosamente como voce , vejo todas elas tricotando xales lindos como esse mas nunca me atrevi a fazer um.
Comprei uma lã maravilhosa, agulhas adequadas mas fiquei com medo de não conseguir.
Com as suas explicações, que vou copiar e guardar, tenho certeza que vou realizar esse sonho, vou fazer meu xale encantado.
Muito obrigada pela generosidade, voce é demais!
Bjs
Marcia Martha

Maria disse...

Sandra
Vc é o máximo, que lindo seu xale, muito obrigada por compartilhar conosco seu saber.
Já comecei a fazer o meu,está ficando lindo.
Mais uma vez obrigada
Bjs
Maria Neves

Odiméa disse...

Amiga
Finalmente descobri a receita.Estava aflita para fazer ese xale maravilhoso igual a você que compartilha conosco seus trabalhos.Parabéns!!!!!!!!!!
AGORA UMA DÚVIDA: Nas carreiras tem ARREMATA e fiquei na dúvida...o que arrematar o que?
Abraços

Anônimo disse...

Oi Sandra, devo ser muito burra, pq terminei o grafico e empaquei. E agora? vou repetindo as carreiras deste a 1 ate a 22?Jane

Anônimo disse...

Ah! Agora entendi...bastava ler + adiante. Obrigada!!!!Beijocas...Jane

Tania disse...

Oi Sandra, procurando receitas de tricot encontrei sua receita do xale Kiri. Que lindo! Parabens pelo
belissimo trabalho. Obrigada pela fantastica aula, apesar de ser iniciante vou tentar.

Bjs
Tania

meire disse...

oi Sandra,
terminei o meu kirishawl, ficou bem grandão, fiz com a Sedificada, Pingouin, obrigada pela receita, beijos e um bom natal .

Anônimo disse...

outro asunto(agulhas circulares)tentei ler o post seu das agulhas mas nao consegui abri as fotos.(se nao for pedir muito ,poderia mandar por email pra mim.OBRIGADA)jh-cesar@ig.com.br

amiga zilda disse...

ola amiga , nossa que maravilha agora vou poder fazer um , eu ficava babndo neste xale , olha como alguem aqui falou , vc e um anjinho que caiu do ceu , que DEUS te abençoe sempre bjs ..
zilda regina mineira de BH
oliveiraalvespinto53@gmail.com

mamanluisa disse...

questa sciarpa è molto carina, grazie per le spiegazioni

Anônimo disse...

parabéns!!!!!!!!!!!!muuuito obrigaDA PELA RECEITA...É A PRIMEIRA VEZ Q VISITO SUA PAGINA,É MARAVILHOSO OS SEUS TRABALHOS.SEMPRE TIVE VONTADE DE FAZER UM XALE ASSIM...MAS COMO TODAS AS RECEITAS, EU ENCONTRO EM INGLES...EU DESISTO...MAS AGORA DEUS ME MOSTROU UMA PESSOA MARAVILHOSA COMO VC QUE DIVIDE...OS DONS QUE DEUS DEU...PARABÉNS...QUE DEUS A ABENÇOE BJUUUUUUSSS.DESDE DE JÁ UM FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO.!!!!!!!!

Silvana disse...

Olá Sandra,
Queria muito fazer este xale, mas como meus conhecimentos em tricô são poucos fico um pouco temerosa, mas a Olívia(Pequenos Pontos)me animou pra tentar fazer este.
Se for possível me tira uma dúvida:começa montando 3 pontos e fazendo 14 carr em meia,depois vc acrescenta 7 pontos de uma vez ou vai acrescentando a cada 2 carreiras?
Me desculpe a ignorância, mas se puder me ajudar agradeço de coração. Se preferir responder por email, meu endereço é: silvanafam@oi.com.br
Beijos!!!

Sinha disse...

Olá Sandra,bom dia,desde ontem estou tentando fazer este xale mas
não estou conseguindo,vou continuar
tentando hoje.Querida voce poderia
me passar tbm as informações das a-
gulhas circulares?E se não for pedir
muito passar esta receita em meu e-mail? Pois tenho muita dificuldades
de tricotar e não queria perder a receita.Obrigada desde já.Voce é maravilhosa que Deus te abençõe.
e-mail=cassiacavichiolli@hotmail.com