terça-feira, 1 de setembro de 2009

Parte final do xale

A Eliane já está a espera da última parte do xale, então agora vou colocar o gráfico e a parte escrita, e esta parte é feita apenas 1 vez.
Fico muito feliz que muitas meninas estão aproveitando esta receita.
Assim que terminar passem a foto para meu e-mail, pois farei um mosaico com as fotos.
Mais uma vez agradeço a designer Polly Outhwaite por ter autorizado a tradução do maravilhoso kiri Shawl.

Gráfico Final

clique na imagem para imprimir em tamanho maior
Legenda

quadradinho em branco, é feito em meia
0 laçada
/ 2 juntos em meia
\ tira 1 ponto sem fazer em meia, 1 meia, arremata
/\ tira 1 ponto sem fazer em meia, 2 juntos em meia, arremata
x ponto central
0 laçada

Parte escrita do gráfico final

As carreiras do avesso são feitas assim: 3 meia, tricô até os 3 últimos pontos, 3 meia.

Carreira 1: 3 meia, * laçada, 2 meia, tira 1 ponto sem fazer em meia, 1 meia, arremata, 1 meia, [1 meia, laçada, 5 meia, laçada, 2 meia, tira 1 sem fazer, 2 juntos em meia, arremata, 1 meia] repete até ter 12 pontos centrais, daí faça, 1 meia, laçada, 5 meia, laçada, 2 meia, tira 1 ponto sem fazer em meia, 1 meia, arremata, 2 meia, laçada*, 1 meia, repete * para *, 3 meia
Carreira 3: 3 meia, * laçada, 1 meia, laçada, 1 meia, tira 1 sem fazer, 2 juntos em meia, arremata , 1 meia, [laçada, 7 meia, laçada, 1 meia, tira 1 sem fazer, 2 juntos em meia, arremata , 1 meia] repete até 1 ponto do centro e daí faça, laçada, 1 meia, laçada*, 1 meia, repete * para *, 3 meia
Carreira 5: 3 meia, *laçada, 3 meia, laçada, tira 1 sem fazer, 2 juntos em meia, arremata, laçada, [9 meia, laçada, tira 1 sem fazer, 2 juntos em meia, arremata, laçada] repete até os 3 pontos do centro, 3 meia, laçada*, 1 meia, repete * para *, 3 meia
Carreira 7: 3 meia, * laçada, 5 meia, laçada, 1 meia, laçada, [4 meia, tira 1 sem fazer, 2 juntos em meia, arremata, 4 meia, laçada, 1 meia, laçada] repete até os 5 pontos centrais, daí faça 5 meia, laçada*, l meia, repete * para *, 3 meia
Carreira 9: 3 meia, * laçada, 7 meia, laçada, 1 meia, laçada, [4 meia, tira 1 sem fazer, 2 juntos em meia, arremata, 4 meia, laçada, 1 meia, laçada] repete até os 7 pontos centrais, daí faça 7 meia, laçada*, 1 meia, repete * para *, 3 meia
Carreira 11: 3 meia, * laçada, 9 meia, laçada, 1 meia, laçada, [4 meia, tira 1 sem fazer, 2 juntos em meia, arremata, 4 meia, laçada, 1 meia, laçada] repete até os 9 pontos centrais, e faz 9 meia, laçada, 1 meia, repete * para *, 3 meia

Arremata usando a agulha maior.

Blocar

Eu achei um blog muito legal, onde ela explica como blocar a peça. É o blog QQcoisa - Mawelucky.
Vocês podem também fazer com o vapor do ferro, mas cuidado, para não queimar o trabalho. Esquente bem o ferro e deixe o vapor atingir o trabalho, depois vá esticando até ficar no formato certinho.

12 comentários:

Fernanda disse...

Oi querida Sandra!
Não tenho muito tempo para tricotar e estou atrasada com o xale (ainda na carreira 15 da primeira parte :-S).
Mas assim que terminar (em um mês ou dois) vou mandar a foto pra você.
Antes disso talvez eu tenha dúvidas e te escreva.
Mais uma vez muito obrigada pela generosidade.

beijo
Fernanda

Adriana disse...

Ai Sandra querida , como vc consegue? , haja paciência rssss, estou quase desistindo, tirando os defeitos que eu faço vista grossa tá ficando lindo hehehehe.
Beijos.

Anônimo disse...

Olá Sandra,
muito obrigado pelo carinho em colocar a tradução.Estou quase chegando na fase final, mas já estava aguardando ansiosa.
Vou voltar pras agulhas , com as folhas que imprimi agora e acabar o xale que estou achando lindo.
Bjs,
Andrea de Paula

Janice disse...

Oi Sandra,estou com os dedos frenéticos para tricotar este Xale.Tinha escolhido uma lã,mas entrei por "acaso" na loja de lã e descobri outra melhor.
Porém,como tricoteira de primeira viagem,cometi um crime com minha mantinha já pronta,resultado,tive que começar novamente.
Bom,é errando que se aprende.

Muito obrigada pela tradução.
Assim que terminar,peço a máquina digital do meu chefe,e te envio as fotos.
Bjus,Janice.

Heleny disse...

Olá!
Recebi seu comentário em meu blog com muita honra =)
Obrigada
bjs ♥

disse...

Que maravilha, Sandra...
vai ser muito legal o mosaico depois; tô no aguardo:))
bjinhos

Anônimo disse...

Ola Sandra. Nossa estava louca de vontade de fazer esse xale. E nao e`que estou conseguindo graças a vc que postou a receita pra todas nos. Obrigada. Assim que eu terminar de fazer o xale eu te mando uma foto dele ta. Obrigada mesmo de coraçao.

www.rendaturca.com.br

Heleny disse...

Bom dia!!!
Sandra, sei que é questão de gosto, mas não custa nada pedir uma sugestão.
Não quero fazer meu Kiri muito longo, pois como falei vou dar para minha mãe. e ela é baixinha rs
Gostaria que o biquinho ficasse no meio das costas. Você acho que ao terminar a 10º folhinha da para fazer o último gráfico de acabamento?
Beijos ♥

Sandra - Tricoemaistrico disse...

Heleny, acho que vai ficar num tamanho bom sim.
Amei o tom de rosa que vc escolheu.
beijos

Heleny disse...

Ah...obrigada, Sandra!
Vou fechar a 9º folhinha, quem sabe no final de semana termino, porque durante a semana quase não tenho tempo.
De qualquer jeito estou nos finalmentes \o/ rs
Super beijo

Vilmary disse...

Oi Sandra!!!!
Depois de desmanchar muito rsrs, estou na parte final, mas já estou preocupada com a blocagem. Estou fazendo com la fininha pra bebe, com agulha 4,5, e 100% acrílica.As minhas dúvidas são....
- Aumenta muito depois q blocar? e qto? pq achei meio pequeno, mas não imagino o tamanho final.
- Não entendi se tenho que ¨queimar¨com ferro. tem que ser enquanto está molhado, ou espero secar esticado depois eu passo o ferro.
Desde já agradeço muito sua ajuda.
Qdo ficar pronto te mando uma foto
bjs no coração
Vilmary

Vilmary disse...

Oi Sandra!!!
Estou terminando o meu, mas estou com umas dúvidas na blocagem...
Pra matar o acrílico eu tenho que esperar secar e passar com ferro a vapor, ou tenho que passar com ele molhado?
Desde já lhe agradeço
Bj
Vilmary